8 de janeiro de 2011

Retrofit

Você sabe o que significa "retrofit"? É um termo que tem  ganhado espaço aqui no Brasil, vindo da Europa e Estados Unidos, onde já é bastante utilizado.
Retrofit é uma espécie de reforma de prédios antigos, que consiste em conservar a estrutura original do edifício, acrescentando a ela materiais e equipamentos modernos.
Não é o mesmo que uma restauração, que consiste na restituição do imóvel à sua condição original; nem o mesmo que uma reforma, que visa à introdução de melhorias, sem compromisso com suas características anteriores. Na verdade, essa prática apresenta muitas vantagens, pois combina caracacterísticas destes dois, trazendo avanços tecnológicos sem desfigurar os projetos arquitetôniocos originais.
A integração entre engenharia, equipamentos de controle predial e arquitetura costuma ser a chave de um bom retrofit. Os projetos de retrofit melhor desenvolvidos costumam integrar ao máximo os equipamentos de inteligência predial - como sensores, comandos, detectores e termostatos dentro de um desenho arquitetônico e de engenharia construtiva que seja o mais moderno e funcional possível.
No Brasil, a demanda para o retrofit aumentou nos últimos anos não apenas por causa da preocupação crescente com o patrimônio histórico, como também por ser uma opção de conservação e melhoria do patrimônio em áreas de potencial construtivo esgotado, como as regiões centrais de algumas grandes cidades.


Aqui vão alguns links pra você saber mais sobre projetos de retrofit:
Retrofit no Rio de Janeiro
Retrofit em São Paulo 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...