27 de abril de 2009

Quanto vou gastar?

Essa é uma pergunta temida por nós arquitetos e feita por 90% dos clientes.
É muito difícil para nós estimarmos quanto custará uma obra de reforma ou construção porque existem muitas variantes neste contexto. Mas, claro, existe uma solução para isso. Os engenheiros que trabalham com orçamentos fazem esse levantamento de acordo com o projeto arquitetônico, porém é difícil convencer o cliente a ter mais esse gasto apesar de sabermos da importância deste documento e que se o cliente optar por isso provavelmente irá economizar ou pelo menos conseguirá fazer um planejamento de sua obra e de seus gastos com ela.
Quando nada disso descrito acima é aceito pelo cliente, utilizamos um índice publicado todos os meses na revista "Arquitetura e Construção" que são os valores em reais, por m² referentes ao mês em questão para construção. Esses valores são separados por regiões do Brasil e por três categorias: padrão luxo, padrão médio e padrão simples. Esse valor que conseguimos com este índice serve somente como estimativo, para o cliente ter uma noção.
Se você quiser ter uma idéia de quanto custará sua construção, você precisará saber a área (em m²) que será construída e multiplicá-la pelo índice referente à região onde será feita a obra e de acordo com o padrão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...