12 de abril de 2009

Cidade Verde no deserto

A 18 quilômetro de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, está sendo construída Masdar, com uma área de 6 quilômetros quadrados e que deverá ficar pronta em 2016. Com a pretensão de ser a capital do futuro, nela toda a água consumida será reaproveitada, não haverá emissão de carbono, a produção de energia será solar e eólica, entre outras coisas.
Com o apoio da ONG ambientalista WWF, o projeto pretende captar 18 bilhões de dólares de empresas internacionais interessadas em participar. O governo de Abu Dhabi vai investir apenas 4 bilhões. Uma vez que Masdar estiver pronta, todas as emissões de carbono que serão economizadas por suas inovações serão transformadas em dinheiro para o país, na forma de créditos de carbono, conforme estabelecem as regras do Protocolo de Kioto.
Em Masdar os meios de transporte serão movidos a energia renovável, a luz elétrica virá da maior fazenda de painéis de captação de energia solar da região e do vento. Tratando-se de uma cidade localizada no deserto, o projeto arquitetônico foi cuidadosamente pensado para favorecer a entrada da brisa do mar e as ruas terão dimensões pequenas para poder ter a sombra dos prédios.
Para nós arquitetos é um exemplo a ser seguido. Com o assunto de sustentabilidade e prédios verdes em alta, temos que sempre estar ligados nas novidades ainda mais por serem questões que afetam não só os moradores ou seus habitantes do entorno, mas toda a população.

Se liguem nisso!
Projeto: Foster + Partners
Foto: Site Foster + Partners

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...