28 de outubro de 2008

Santiago Calatrava – 80 South Street Tower

Santiago Pevsner Calatrava Vall é um arquiteto e engenheiro espanhol cujo trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas.
Calatrava licenciou-se em arquitetura em 1974. Mudou-se para Zurique para estudar engenharia civil, licenciando-se em 1979 e doutorando-se em 1981. É difícil estabelecer um perfil da arquitetura de Calatrava devido a sua complexidade e heterodoxia irredutíveis a fórmulas que combina uma presença visual marcante com conhecimentos tecnológicos sólidos.
Um dos seus projetos mais recente é o de um arranha-céus em Nova Iorque.
Normalmente associado a projetos de espaços públicos de grande escala como aeroportos, pontes e estações de trem, Calatrava faz seu primeiro projeto residencial nos Estados Unidos.

A torre residencial consistirá de 12 cubos modulares de vidro, 2 comerciais e 10 residenciais, cada um contendo 4 andares e cerca de 1000 m². Cada unidade, com exceção da última, terá um terraço que estará localizado no teto do cubo extamente abaixo. O empreendimento ainda contará com uma grande área para espaço cultural e de convivência público e privado.
Sua inspiração foi um conjunto de esculturas iniciadas por ele nos anos 80 onde utilizou cubos de mármore para fazer este jogo de cheios e vazios. A estrutura consiste em um eixo central, maciço que abriga as circulações e instalações. Cabos de aço seguram os cubos suspenso em configurações verticais e diagonais e possuem ainda uma armadura metálica em todo o perímetro de cada cubo, deixando assim o apartamento livre de pilares e tubulações.
Apesar de aprovado pela cidade de Nova Iorque, o projeto foi cancelado em Abril deste ano porque desde seu lançamento, em 2005, nenhuma das unidades, avaliadas entre 29 e 45 milhões de dólares, foi vendida.
Fonte: http://www.80southstreet.net/

Um comentário:

Flávia Bukzm disse...

estou procurando mais informações sobre a torre. Você teria algo mais para disponibilizar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...